quinta-feira, 29 de outubro de 2009

delícia de chocolate, avelã e maracujá


Essa é para o meu amigo Beto, que está morando em Ubatuba. Aqui acontece assim: pediu levou.


Misture 1 copo de Nutella® com 1/2 lata de creme de leite light (não é porque é light, mas por que não tem que separar o soro). Vamos facilitar né gente..hehe. Distribui em copos ou taças pequenas. No liquidificador bata 3 maracujás e coe. Volte o suco para o liquidificador e bata junto 1 e 1/2 latas de leite condensado e 1 lata de creme de leite light mais o que restou da primeira lata. Distribua nos copinhos sobre a Nutella®. Decore com sementes de maracujá e leve a geladeira por 1 hora antes de servir. Depois vocês me contam.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

sopa caipira


CHUVA!!! Oba...dia de sopa caipira.

Aqueça uma panela de fundo grosso e com apenas um fio de óleo doure pedaços de músculo. Cubra com água espere ferver e cozinhe em fogo baixo por 2 horas (para os apressados 20 minutos na panela de pressão). Em uma frigideira refogue 3 tomates sem pele e sem semente com 1 dente de alho picado e despeje na panela. Adicione legumes picados (eu coloquei vagem, cenoura, mandioquinha, batata e chuchu) e cozinhe por mais 15 minutos. Escolha uma massinha pequena para sopa e coloque para cozinhar junto. Acerte o tempero e sirva com um bom queijo parmesão ralado e, se for italiano ou simpatizante, um cálice de vinho tinto...humm.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

tainha preferida do Gu

Meu amigo Gustavo, que atualmente mora no paraíso, adora comer tainha e essa vai pra ele. Aproveita Gu e faz aí...bj.

Tempere uma tainha com sal, pimenta branca, Fondor®, suco de limão e algumas fatias de limão. Forre uma forma com batatas descascadas e cortadas em rodelas e coloque o peixe por cima. Coloque no meio do peixe pedaços de cebola temperada com sal e alguns pedaços de cebola na forma. Embrulhe a cauda com papel alumínio e coloque fatias de limão sobre o peixe (usei o siciliano, mas pode ser qualquer um). Cubra o peixe com papel alumínio e asse em forno baixo, preaquecido, por 50 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos, abra o peixe, retire a espinha e arrume o limão que caramelizou por cima. Sirva com arroz branco e salada de folhas.

domingo, 25 de outubro de 2009

torta de cachorro quente


E agora? a molecada chegou... calma! Essa torta vai resolver TODOS os seus problemas.
Cozinhe 2 pacotes de salsicha (24 unidades) em água e escorra. No liquidificador bata 3 xícaras (chá) de leite com 1 e 1/2 xícaras de óleo, 1 pacote de sopa creme de cebola, 6 ovos, sal e pimenta a gosto. Aos poucos adicione 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento. Coloque metade dessa massa em uma forma untada e polvilhada com farinha. Espalhe as salsichas escorridas e despeje molho de tomate pronto. Espalhe uma camada generosa de mussarela ralada e cubra com a massa restante. Polvilhe queijo parmesão e asse em forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Sirva com batata palha comprada pronta.

Garanto que a molecada vai sentar pra comer e repetir.

sábado, 24 de outubro de 2009

Porque gosto de ir pra cozinha?


Quando ainda pequena na casa da minha avó materna, Isabel, sentia uma enorme paz no meio de aromas tão diversos e amor que não cabia no espaço reservado pra nós. Quando a temporada, nas férias escolares, era na casa de meu avô paterno, que incluía primos, diversão e brigas, o sentimento era outro, mas não menos marcante. Era a empolgação das comidas italianas, a deliciosa travessura de tomar vinho com açúcar, subir em árvores e comer as comidinhas cheirosas que saiam da criação e memórias do vô Palmiro.

No começo da minha aventura pela cozinha a intenção era aprender sempre mais e mais (coitados dos meus pais e irmãos...cobaias). Quando casei era para ouvir elogios de meu amado. Quando os filhos chegaram queria passar a alegria e o prazer de memórias gustativas. Depois aos amigos e agora clientes que viram amigos. Nos momentos de aflição corro pra cozinha e faço uma receita BEM trabalhosa e aí o problema some e a satisfação a paz voltam a serem companheiras.

Cada fase tem sua real importância para mim. Uma constrói a outra. Sempre pensando e respeitando o próximo (não só pela criação que tive, mas porque acredito que devemos fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem)... básico.

Acredito então que a resposta a pergunta seria: porque essa é a minha maneira de mostrar as pessoas como as amo e ADORO um bom papo.

E você? Gosta de ir pra cozinha?

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

arroz doce da Tati

Minha linda norinha, que respondi por Tati, sempre me traz um leite “gordo” que ganha da sua tia. Da primeira vez foi inevitável virar arroz doce, pois o leite cru vira um delicioso creme quando cozido.
Agora sempre que aparece em casa com o leite, nem que queira consigo fazer outra receita. E acabou ganhando seu nome.
Vou dividi-la com vocês...como todas as receitas aqui..é MUITO fácil e saborosa.



Coloque na panela 2 litros de leite com 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 paus de canela e 3 anis estrelado. Espere ferver e adicione 1 xícara (chá) de arroz agulhinha lavado. Abaixe o fogo e cozinhe sem parar de mexer. Vira um creme. Pode ser servido com raspas de laranja ou limão. Aproveitem...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

salada de grão de bico da vovó




Essa salada divina faz um sucesso em qualquer época do ano e se deixada na geladeira de um dia para o outro fica melhor ainda. Simples de fazer e de agradar.
Você vai precisar de: 1 pacote de grão de bico / 4 folhas de louro / 2 cebolas raladas / 4 colheres (sopa) de salsa picada / sal e pimenta moída na hora a gosto / suco de 2 limões / 1/2 xícara (chá) de azeite.
Faça assim:
Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro em bastante água. Cozinhe com a folha de louro até ficar macio (aproximadamente 2 horas ou coloque na pressão por 20 minutos) e com uma escumadeira vá retirando a espuma que se forma. Escorra espere esfriar e misture com a cebola, salsa, suco de limão e tempere com sal e pimenta. Deixe na geladeira no mínimo 1 hora antes de servir. Aproveite.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

picanha de domingo


1 peça de picanha de aproximadamente 1,2kg
1 lata pequena de extrato de tomate
1 pacote de sopa de cebola
1 lata de cerveja preta
1 lata de cerveja pilsen
2 cubos de caldo de costela
2 cabeças de alho debulhadas com a casca
2 cenouras picadas
4 batatas picadas
3 cebolas roxas cortada em 4
1 pacote de ervilha congelada

Faça assim:
Em uma panela de fundo grosso (uso sempre a de ferro ou a de barro) bem quente e com pouco óleo doure a picanha de todos os lados, virando com uma colher para não furar a carne, até ficar dourada. Coloque o extrato de tomate, a de sopa de cebola e a cerveja. Mexa com cuidado e adicione o caldo de costela dissolvido em 1 litro de água fervente. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 1 hora e 30 minutos. Acrescente o alho e os legumes. Acerte o tempero com sal e pimenta moída na hora e cozinhe até ficarem macios. Fatie a carne e arrume em uma travessa. Distribua os legumes em volta e sirva com arroz branco.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

bolo de laranja perfeito


Esse bolo é simplesmente maravilhoso de fazer e de comer. Rápido e prático para receber amigos ou simplesmente agradar a família num dia de chuvoso como hoje.

Cozinhe 1 laranja inteira (com casca) por 20 minutos e espere esfriar. Corte ao meio e retire as sementes. Bata no liquidificador com 1 xícara de óleo até ficar homogêneo. Adicione 1 copo de iogurte natural (200ml) e 4 ovos.
Em uma tigela peneire 2 xícaras de farinha de trigo e 2 xícaras de açúcar. Misture a laranja batida coloque 1 colher de sopa de fermento em pó e despeje em uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno médio, preaquecido, por 35 minutos. Retire e espalhe por cima o suco de 1 laranja misturado com 2 colheres de açúcar de confeiteiro.
Virginiana..ou seja organizada, prática, determinada, perfeccionista e romântica. Sou determinada, mas não do tipo que se atira de cabeça sem gastar um bom tempo analisando o que melhor deve ser feito. Tudo deve ter certa lógica e um motivo. Todas essas definições para justificar porque só agora resolvi fazer o meu blog. ADORO ir pra cozinha e ensinar amigos, familiares e alunos. Acredito na democratização do forno e fogão. Com paixão todos podemos fazer mágicas na cozinha. Depois de anos dedicado a genética decidi seguir a minha paixão. Mas como para toda virginiana tinha que fazer bem feito. Por isso a demora... agora acho que dará certo.
Pronto amigos..conseguiram.
Hoje começo uma nova empreitada e acreditem não precisarão mais me telefonar nas horas mais esquisitas ou pedir torpedos com receitas... aqui está.. o blog da Dê.
Receitas rídículas de FÁCEIS ..rs. Aproveitem...