quarta-feira, 11 de novembro de 2009

sobremesa de banana


Conheço esse doce com vários nomes e não soube qual colocar. Você pode chamar de “espuma de nylon”, “ manezinho araújo”, “creme de macaco”, etc.


Tenho uma amiga que é LOUCA por banana. Fiz várias tentativas de ensiná-la a preparar essa receita, mas o negócio dela é cantar e não cozinhar. Agora com esse passo a passo será impossível falar que não dá pra fazer.. hein Rê?? Manda bala.


Em uma panela coloque 2 xícaras de água e 2 de açúcar. Leve ao fogo até ficar com cor de caramelo. Adicione 6 bananas nanicas cortadas em rodelas e o suco de maio limão. Espere ferver e despeje em um refratário médio e alto. Em outra panela coloque 1 litro de leite com 1 lata de leite condensado, 3 colheres de açúcar, 6 gemas peneiradas, 1/2 colher de essência de baunilha e 2 colheres de maisena dissolvida. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje sobre as bananas no refratário. Bata as claras em ponto de neve e adicione 6 colheres de açúcar. Espalhe o merengue sobre o creme e com a ajuda de um garfo faça picos. Asse em forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Espere esfriar e deixe na geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir. Melhor ainda se deixar de um dia para o outro.



Estou esperando comentários amiga (de preferência com a foto do SEU doce).

4 comentários:

  1. Denise, fui intimada pelo Rafa a fazer esse doce..
    Se ele ficar pedindo pra eu fazer todas suas receitas vou ficar doida.... hehehehe
    Dessa vez tiro fotos!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Por deus do Céu Guria, essa torta de banana e de lambê os beiço, e me lembro quando comi ai na sua casa...To salivando aqui de lembrar...Aqui em sta Catarina o pessoal chama essa torta de Chico Balanceada! hehehehe...Chico deve ser o macaco né!!! rs...
    Te amo bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise! Mal nos separamos e já entrei para ver sua pg e seu blog. ADOREI os dois! Sem comentários pq se não eu vou ser muito imprecisa. Já adicionei ao meu "reader". Gostei muito de te comenhecer... Nos encontramos na quarta, então!! Qq coisa, só ligar!! Grande bjo.
    PS: claro q essa sobremesa vai rolar esse final de semana!hihihi :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa...que tudo Dê!! Vou fazer sim e esse dia está próximo!! Se ficar bonito mando as fotos tá!
    Tá lindo o seu blog...só não comentei antes porque tinha esquecido a senha.
    bjsss

    ResponderExcluir