sábado, 28 de novembro de 2009

bolinho de siri


ISSO É MUITO BOM!!!


No triturador coloque 1 e 1/2 xícaras (chá) de camarão com 4 colheres (sopa) de azeite e bata até virar uma pasta. Em uma travessa coloque 2 caixinhas de carne de siri que você acha congelada no mercado (mas já descongelada) e misture com cebolinha picada, coentro picado, 2 dentes de alho picados, gengibre ralado, pimenta dedo-de-moça picada, raspas de casca de limão, 1 ovo, 1 gema e misture com as mãos. Adicione a pasta de camarão e 2 colheres de farina de rosca. Tempere com sal e pimenta e misture novamente.



Faça pequenas porções com as mãos e passe rapidamente pela farinha de trigo. Coloque em uma frigideira com óleo e frite até dourar de cada lado.



O bolinho de siri só vai dar “liga” quando fritar. Sirva com fatias de limão e com uma cervejinha bem gelada...claro.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

tem gente fazendo

Olha o que a Lívia Tomazetti fez:

ADOREI Lívia!!! Continue fazendo e mandando.

E você, que acompanha o blog, quando fizer uma receita tire uma foto e mande que publicamos.. assim mostramos como é fácil.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

pêra na calda de vinho branco


essa pêra é MUITO FÁCIL e o sabor: hummm.


Quando encontrar umas peras pequenas e duras no mercado e pensar: quem é que come uma pêra assim?

Eu lhe respondo: TODOS comerão se você fizer dessa maneira:


Descasque as peras, deixando o cabinho, e vá colocando em uma tigela com água. Em uma panela coloque 3 xícaras de água, 1 e 1/2 xícaras de vinho branco seco, 4 xícaras de açúcar, cravo, canela em pau e anis estrelado. Deixe ferver por 20 minutos em fogo baixo e coloque as peras. Cozinhe por mais 20 minutos e deixe esfriar com a panela tampada. Transfira para uma tigela e leve a geladeira até o momento de servir.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

jiló maravilha



Acredite... JILÓ É BOM.



Pelo menos desse jeito que aprendi com minha miga Arlete. O pré-conceito aqui em casa existia, mas depois que conhecemos esse jiló maravilha... hummm.



Descasque o jiló e corte em fatias finas. Aqueça o óleo e frite por imersão rapidamente. Seque em papel toalha e polvilhe sal. Sirva em seguida.











sábado, 14 de novembro de 2009

enrolado de pastel


Esse é um acompanhamento para a melhor combinação que nós brasileiros fazemos MUITO: cerveja com amigos. Eu sempre tenho rolo de massa de pastel. Faço várias comidinhas rápidas com ele. O primeiro que passo pra vocês está aqui.


Abra um rolo de pastel sobre uma superfície e sobreponha uma tira na outra (para as desavisadas: sem o plástico). Espalhe molho de tomate pronto, presunto, mussarela e orégano. Enrole como rocambole e corte fatias. Arrume em uma forma untada e enfarinha. Regue com azeite e asse em forno médio, preaquecido, por 25 minutos até dourar. Faça também com ervas e queijo misturando o que tiver de ervas secas com alho picado, azeite e pimenta calabresa. No enrolado de ervas use somente 1 tira de pastel. Ele vai ficar menor do que o do outro.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

sobremesa de banana


Conheço esse doce com vários nomes e não soube qual colocar. Você pode chamar de “espuma de nylon”, “ manezinho araújo”, “creme de macaco”, etc.


Tenho uma amiga que é LOUCA por banana. Fiz várias tentativas de ensiná-la a preparar essa receita, mas o negócio dela é cantar e não cozinhar. Agora com esse passo a passo será impossível falar que não dá pra fazer.. hein Rê?? Manda bala.


Em uma panela coloque 2 xícaras de água e 2 de açúcar. Leve ao fogo até ficar com cor de caramelo. Adicione 6 bananas nanicas cortadas em rodelas e o suco de maio limão. Espere ferver e despeje em um refratário médio e alto. Em outra panela coloque 1 litro de leite com 1 lata de leite condensado, 3 colheres de açúcar, 6 gemas peneiradas, 1/2 colher de essência de baunilha e 2 colheres de maisena dissolvida. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje sobre as bananas no refratário. Bata as claras em ponto de neve e adicione 6 colheres de açúcar. Espalhe o merengue sobre o creme e com a ajuda de um garfo faça picos. Asse em forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Espere esfriar e deixe na geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir. Melhor ainda se deixar de um dia para o outro.



Estou esperando comentários amiga (de preferência com a foto do SEU doce).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

tem gente fazendo

Olha aí o que minha amiga Priscila formiga, mãe da Magali fez: ADOREI a foto... tá vendo como é fácil.

Se você fez uma receita do blog mande a foto pra mostrar para os outros como é fácil...se der o sei toque especial..melhor ainda. Tô esperando hein!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

batata com ervas

Essa batata é muito boa pra acompanhamento de carnes, aves, cerveja...rs. TUDO.


Corte a batata (eu prefiro a rosa) com casca ao meio no sentido do comprimento e corte novamente formando “canoas”. Faça uma mistura com ervas secas, alho picado, sal, azeite e vinho branco. Despeje nas batatas e misture. Arrume as batatas com a casca para baixo e cubra com papel alumínio (sempre com a parte brilhante voltada para o alimento) e asse em forno médio por 50 minutos. Retire o papel e asse por mais 15 minutos até dourar.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

quindão de liquidificador


Convidou uns amigos para jantar em casa? Ficou responsável pela sobremesa do almoço da família?

E o melhor de tudo..VOCE NÃO TEM TEMPO...Faz assim:

Coloque 1 pacote de coco ralado de molho em 1 xícara de água morna por 10 minutos. Esprema e coloque no liquidificador com 8 gemas, 4 ovos, 2 colheres de manteiga 1 vidro de leite de coco e 2 e 1/2 xícaras de açúcar. Bata por 2 minutos e despeje em uma forma pequena de buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Asse em forno médio, preaquecido em banho-maria (com água já quente) por 1 hora até ficar firme e dourado. Espere esfriar e desenforme. Leve a geladeira antes de servir. Pode decorar com lascas de coco fresco. O ruim nisso tudo é que sempre vão querer o seu quindão.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

arrumadinho de arroz

Abriu a geladeira e tem um monte de arroz que sobrou do final de semana. Dá uma arrumadinha nele que vai ficar uma DELÍCIA.



Refogue carne moída com alho, cebola e o que mais gostar e coloque tomate pelado picado comprado pronto (porque Deus é pai). Em outra panela aqueça azeite refogue 1 pacote de legumes congelados (pelo mesmo motivo do tomate pelado) e tempere como preferir. Em um refratário forre o fundo com arroz e faça uma camada com os legumes e outra com a carne. Cubra com o arroz restante e polvilhe parmesão ralado. Asse em forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Sirva em seguida.

Tenho certeza que você errar mais vezes na medida do arroz pra sobrar sempre.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

pão da horta


Já a algum tempo vi uma receita de pão de ervas no “rainhas do lar” e desde então faço sempre, mas a receita não é a mesma..podem checar...rs.Dou uma incrementada e mudo alguns ingredientes.


Pra começar me inspiro na "hortinha" que meu maridão fez com muito carinho.. dá só uma olhada que MARA!! Me atiro nela e vou pegando o que vejo pela frente: manjericão, alecrim, salsa, tomilho, tomilho-limão, hortelã.. o que tiver.



E a receita é simples assim: no liquidificador coloque as ervas e adicione 3 ovos, 2 xícaras de água, 1/2 xícara de azeite e 1/2 xícara de óleo, 2 envelopes de fermento seco, 1 colher de açúcar, 1 colher de sal, 2 dentes de alho e uma cebola pequena. Despeje em uma travessa com 1kg de farinha e misture. Coloque a massa em outra travessa untada com óleo e tampe com filme plástico. Espere crescer por 1 hora. Coloque em formas untadas e enfarinhadas e asse em forno médio, preaquecido, até dourar. Faça uma mistura de 1 xícara de água com 1/2 colher de maisena e sal e cozinhe até começar a engrossar. Pincele essa mistura no pão assim que tirar do forno ainda quente para dar brilho ...hum.. agora é só passar manteiga ou requeijão e cometer o crime da gula. Experimente e depois me conta.

Se preferir pode usar uma erva só tipo manjericão ou salsa.